24 de junho de 2013

Jogador Africano é aposta do São Paulo


Aos 18 anos, sul-africano Tyroane Sandows é aposta na base do São Paulo

Há seis anos no Brasil, atacante tem atuado pela equipe sub-20 do Tricolor, e conta como trilhou o caminho de Joanesburgo até o CFA de Cotia. Ele quer se marcar pelo São Paulo.

Aos olhos de quem vê e aos ouvidos de quem ouve, o sul-africano Tyroane Sandows, de 18 anos, nem parece que vem de outro país. Nos treinos do sub-20 em Cotia, comunica-se fluentemente em português com os companheiros e parte para cima da marcação como se tivesse nascido com o dom do drible tupiniquim. Características e personalidade que poderão ser vistas ano que vem, na Copa São Paulo, já que ele é hoje titular da equipe.

Há seis anos no Brasil, Ty - como é chamado pelos são-paulinos - chegou ao clube por meio de um projeto social, o Shona Khona (algo como “Busque seu Sonho”). Levado por um observador para uma grande peneira, passou por várias fases até ser escolhido entre 12 garotos. Aprovado, comemorou a chance na mesma intensidade que, de certa forma, lamentou a vinda. Isso porque, com apenas 11 anos de idade, teve de deixar os pais e a família para trás.

– Foi bastante difícil, mas eles me ajudaram, sempre apoiaram meu sonho. E aí temos que sacrificar certas coisas. Então a gente conversou, conversou, sou bastante religioso também, oramos a Deus e achamos que esse seria o caminho mais certo e mais rápido para eu atingir esse sonho. Decidimos isso e já estou aqui há seis anos – disse o tímido atacante (que também joga como meia), em entrevista ao LANCE!Net após o treino.

Porém, apesar da distância dos pais, Ty não carece de afeto paterno e materno. Morando em Cotia, visita quando pode o casal que o acolheu em solo brasileiro e os chama, inclusive, de segunda família. Diz ainda que o acompanham nas partidas do sub-20, mas revela que a torcida da “mãe” é um pouco mais calorosa.

– A mãe (Carla) é são-paulina, mas o pai (Paulo) é corintiano. Só que tenho certeza que se eu jogar no São Paulo um dia ele vai torcer por nós – brinca, revelando também que toda a família biológica já é tricolor.

Durante a semana, Ty vai à faculdade, onde cursa Educação Física. Define-se dentro de campo como velocista e habilidoso. Fora das quatro linhas, um cara tranquilo, que gosta de ir ao cinema. Coisas que não fogem do perfil de qualquer garoto brasileiro. Este é Tyroane Sandows.

Fonte: LANCENET!

Esse artigo foi escrito por Xandão

0 comentários: