13 de novembro de 2012

Guia da Libertadores: derrota no Sul não abala o favoritismo do São Paulo


Tricolor Paulista aparece com 97% de chances de se classificar, contra apenas 2,7% do Botafogo, 0,2% do Internacional e 0,1% do Vasco

Título: decidido. Três vagas na Libertadores: também. Falta uma. Apesar de o Fluminense já ter soltado o grito de campeão e garantido a classificação para a principal competição das Américas em 2013, assim como Atlético-MG e Grêmio, quatro clubes continuam na disputa para conquistar o último lugar do G-4 na tabela. As próximas rodadas ainda reservam emoção para São Paulo, Botafogo, Internacional e Vasco.


De acordo com o matemático Oswald de Souza, o São Paulo perdeu um ponto percentual na briga para se classificar para a Libertadores em relação à última rodada. A derrota por 2 a 1 para o Grêmio, que garantiu o clube gaúcho na competição continental, deixou o tricolor paulista com 97% de chance.


Já o Botafogo viu sua possibilidade crescer de 1% para 2,7% com a vitória por 3 a 0 sobre a Portuguesa. A maior queda, porém, foi do Internacional, que perdeu por 1 a 0 para a Ponte Preta. De 3%, o Colorado passou a ter apenas 0,2% de chance de ir à Libertadores.

- É de apenas 1 em 500 - disse Oswald de Souza.





O matemático vê como ainda menores as chances do Vasco, que empatou com o Atlético-MG, em 1 a 1, neste domingo.

- É de apenas 1 em 1.000 a chance do Vasco se classificar para a Libertadores, ou seja, 0,1% - concluiu.
Vale lembrar que o São Paulo já está na semifinal da Copa Sul-Americana, e o Grêmio venceu o primeiro jogo das quartas de final, contra o Millonarios-COL.

O título da competição também dá a vaga na Libertadores e pode transformar o G-4 do Brasileirão em G-3, caso o campeão não esteja entre os quatro primeiros colocados do campeonato nacional. A única hipótese para este cenário é o São Paulo conquistar a Sul-Americana, mas perder a quarta posição do Brasileirão para Botafogo, Inter ou Vasco.


0 comentários: