18 de julho de 2012

120 Anos de uma lenda chamada Arthur Friedenreich


Descrito por muitos estudiosos como o primeiro gênio das quatro linhas, o primeiro craque e jogador diferenciado da história do futebol, Friedenreich nasceu em 18 de julho de 1892,em São Paulo. Filho de um imigrante alemão e de uma brasileira, o craque brilhou no futebol nacional em uma época que o esporte era disputado de forma amadora.

O craque brilhou nas décadas de 10, 20 e 30 chegando, inclusive, a atuar pela seleção brasileira, que em 1919 venceu o torneio sul-americano de seleções – o que hoje conhecemos como Copa América. Além do primeiro título de expressão internacional conquistado pelo escrete canarinho, Friedenreich ganhou a alcunha que carregaria pelo resto de seus anos: El Tigre.

Friedenreich deu seus primeiros passes e chutes a gol em campinhos no bairro da Luz, na região central. Passou por times amadores como Germânia, Mackenzie, Ypiranga e Paulistano, mas foi no extinto São Paulo da Floresta que o jogador ganharia maior destaque e chamaria a atenção por seu jeito imprevisível, forte e inteligente de jogar futebol. Friedenreich foi também um dos primeiros a levar a ginga, os dribles curtos e o talento para dentro dos campos.

El Tigre conquistou um de seus principais títulos da carreira atuando pelo São Paulo Futebol Clube, quando foi campeão paulista de 1931. Passou ainda, já profissionalmente, por Santos e Flamengo, onde se aposentou em 1935. Por conta do futebol não ser um esporte tão popular àquela época, não se sabe ao certo o número de gols marcados pelo primeiro grande centroavante do futebol brasileiro. A Fifa reconhece o mulato de olhos verdes do bairro da Luz como o maior artilheiro do futebol mundial, com 1329 gols, 51 a mais que os marcados por Pelé, isso sem contar que o craque nunca perdeu um pênalti na carreira.

El Tigre morreu em setembro de 1969 em São Paulo e deixou na memória dos mais antigos a imagem do primeiro grande jogador de um esporte que se tornaria o mais popular do país. E para os que vieram depois, uma forma diferente e talentosa de se jogar futebol.

Amanhã, dia 19 de julho comemora-se o dia nacional do futebol , mais foi em 18/07/1892, que nasceu uma lenda chamada Arthur Friedenreich. Um gênio da bola, que merece ser lembrado por gerações e gerações. Que não se perca na memória, pois ele não saiu da vida pra entrar pra história, e sim pra se tornar uma lenda.

Esse artigo foi escrito por Roberta Oliveira

3 comentários:

  • Unknown says:
    18 de julho de 2012 às 19:54

    Belíssima matéria, dizem que ele foi o Pelé da sua época.

  • Paco says:
    19 de julho de 2012 às 00:45

    Bela matéria Roberta, El Tigre era o craque;

  • mediaman says:
    14 de novembro de 2012 às 09:10

    Roberta, como ex-aluno da Escola Municipal Friedenreich, que fica no Rio (dentro do Maracanã) e tem 400 alunos, te felicito por este belo artigo, resgatando e referendando a história do Fried. A ESCOLA FRIEDENREICH foi inaugurada em 1965, mas agora CORRE RISCO DE SER DEMOLIDA. Os alunos, seus pais, ex-alunos e a Comunidade estão em campanha pra evitar isso. Você poderia nos dar uma força, assinando a CARTA DE APOIO À ESCOLA FRIEDENREICH e divulgando-a entre os São Paulinos? Ficaríamos eternamente gratos! Muito Obrigado!

    Link para a Carta de Apoio à Escola:
    http://bit.ly/escolanaosedestroi

    Fiz uma arte com o desenho da sua matéria: http://is.gd/Fried_SPFC

    Evento no Facebook:
    https://www.facebook.com/events/301403739963798/

    Artigo no blog "Rumor Virtual":
    http://is.gd/passpordin